domingo, 9 de setembro de 2012

Entrevista com Tatiana Belinky

 
 
 
 
 
 
segunda-feira, 22 de março de 2010

Entrevista Tatiana Belinky

A autora e crítica de livros infantis, responsável pela primeira adaptação de Sítio do Pica-Pau Amarelo para a televisão, conversa com a Revista E sobre a vida dedicada à literatura e ao universo mágico das crianças.

Nascida em São Petersburgo, Rússia, em 1919, Tatiana Belinky veio para o Brasil aos 10 anos de idade, com sua família. Começou a fazer teatro para crianças em 1948 e não parou mais. Com a chegada da televisão, seu grupo teatral foi convidado a apresentar peças na TV Tupi. Permaneceu lá por mais de 13 anos, com três espetáculos de teleteatro por semana, ao vivo, e com textos sempre baseados em livros – “nosso trabalho tinha de ser educacional, cultural e formativo”, ressalta. Entre os destaques de sua produção voltada para as crianças está a primeira a adaptação de Sítio do Pica-Pau Amarelo, da obra de Monteiro Lobato, para a televisão, uma empreitada pioneira que resultou em mais de 1.500 textos apresentados. Também tradutora e jornalista, ao longo da vida recebeu muitos prêmios de teatro, de literatura e de televisão. Em conversa com a Revista E, a autora fala de sua obra, conta como conheceu Monteiro Lobato – pessoalmente, inclusive – e relembra a infância: “Eu era uma menina esquisita, não chorava e não mentia, ficava com o choro recolhido”.
Hoje as pessoas começaram a notar as crianças, o que não se fazia alguns anos atrás. Em qual momento de sua vida você decidiu trabalhar com crianças?


Tenho 85 anos e meio, 60 de trabalho. Eu fui criança, comecei a ler muito cedo, aos 4 anos, e nunca mais parei. Tenho dois irmãos, um três anos mais novo do que eu, o outro dez anos mais novo. Minha mãe era dentista e trabalhava o dia todo, acabei sendo “irmãe” do meu irmãozinho, dava banho, comida, levava para a escola. Ainda criança aprendi a lidar com criança, sempre com prazer, ele [o irmão mais novo] era extraordinário. Ou seja, tenho uma experiência pessoal com criança. Meus pais me davam muita atenção e gostavam de cultura, cresci com poesia e música. Não procurei nada, tudo me aconteceu. Trabalhei com tradução – o que ainda faço – e como roteirista de televisão, jornalista e crítica de literatura infantil. E essas coisas todas vieram para mim, não procurei. Sempre tive interesse pelas crianças. Pelas crianças e, claro, por Monteiro Lobato, que descobri logo que cheguei ao Brasil, foi fundamental.

Como você descobriu Monteiro Lobato?

O primeiro texto em português que chegou às minhas mãos, quando eu mal falava a língua, foi um folheto com o Jeca Tatuzinho, de Monteiro Lobato, nem era um livro, na verdade. Coincidiu muito com a postura de meus pais em relação a nós, crianças: respeito, humor, informação formativa e literatura – principalmente a de contos de fadas, que adoro até hoje. Quando descobri a Emília [personagem de Sítio do Pica-Pau Amarelo, obra mais conhecida de Monteiro Lobato], foi realmente uma virada, havia humor. Minha mãe, por exemplo, tinha muito senso de humor, misturado com uma personalidade vibrante, meu pai era suavidade pura. Eles discutiam tudo, tinham opiniões divergentes, porém não brigavam. Nunca entendi por que, sendo tão diferentes, conseguiam ambos ter razão; para mim os dois estavam corretos e completamente divergentes. Eles discutiam política, educação, literatura, música, balé... Assim aprendi a ter uma visão panorâmica do mundo.

E você acabou conhecendo Lobato pessoalmente, não? Como isso aconteceu?

Foi muito engraçado. Já era casada e tinha dois filhos pequenos. Ou seja, ele um jovem médico, e eu dona de casa. Estava conversando com meu marido uma certa noite quando tocou o telefone, eu atendi, uma voz masculina pediu para falar com meu marido, perguntei quem era e o homem respondeu: “Monteiro Lobato”. Eu pensei que fosse um trote, então brinquei dizendo que era o Rei Jorge. Para que Monteiro Lobato nos telefonaria? Ele riu do outro lado do telefone e afirmou que era realmente o escritor e contou que havia lido o artigo de meu marido, Júlio Gouveia, em uma revista chamada Literatura e Arte. Júlio era psiquiatra, psicólogo e educador nato, naturalmente se interessava por crianças, e escreveu um artigo sobre a literatura infantil de Monteiro Lobato. Lobato disse ao telefone que queria conhecer “esse Júlio” porque havia gostado do artigo, pediu para ir a minha casa naquela noite. Uma hora depois ele estava lá. Ele entrou e conversamos muito – ou melhor: ele falava e ouvíamos embasbacados. Era engraçado, crítico, espirituoso e contestador, muito interessante. Isso aconteceu em 1942, acredito, não lembro exatamente. Ele já era conhecido e até muito criticado, alguns padres queimavam os livros dele por acharem que era ateu, foi até censurado. Lobato não tinha papas na língua para nada, gosto de dizer que ele era moderno em tudo, inclusive em relação à criança, tinha coragem de dizer o que pensava, e pagou caro por isso.

Você lembra qual foi o assunto naquela noite?

Literatura e criança... E política também, claro.

Na sua opinião, qual a importância da literatura para crianças de Monteiro Lobato na época em que ele a produzia?

Lobato era um revolucionário, com certeza um divisor de águas. Arrombava os preconceitos em educação, política, economia ou qualquer outra área. Possuía uma personalidade forte. O jornal O Estado de S.Paulo descobriu-o rapidamente, foi publicado um artigo dele sobre a questão agrária ligada ao caipira, assim surgiu um interesse muito grande por ele. Era muito atuante, existem biografias sobre sua vida, há muita coisa para contar, era um patriota no melhor sentido.
Além de precursor em material literário voltado para crianças.

Dessa nova literatura, com certeza. Freqüentei escolas primárias e antes dele havia pouca coisa para criança, apenas contos de fadas, mas nada parecido com Lobato. O que existia de literatura brasileira para criança era algo muito didático, crianças não tinham voz nem vez. Ele criou o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que, para mim, é genial porque abriu um espaço mágico e ao mesmo tempo real, eu nunca tinha ouvido falar em um sítio, não sabia o que era. Tem uma constelação familiar, a vovó, as crianças. A Emília era o próprio Lobato – ele dizia que, enquanto escrevia suas histórias, ela ficava palpitando, fazia piadas que ele não conhecia, até que um dia ele perguntou quem era ela, a resposta foi: “Eu sou a independência ou morte”. Isso era o próprio Lobato. Tudo com um senso de humor que eu considero fundamental para a literatura e para a vida, sem isso não sobrevivemos. Quando eu era pequena, queria ser bruxa, porque bruxa tem poder e criança não. Eu até tinha uma certa liberdade em casa, mas sabia que criança “não podia”, “não devia” e essas coisas de “cala a boca”. Queria ser bruxa porque elas podem, aliás podem até ser boazinhas se quiserem – eu queria ser uma bruxa bonita, não nariguda e feia. Teve uma época em que eu queria ser Pinóquio, mas depois vi que ele era desobediente, teimoso, preguiçoso – ele era interessante, mas sempre levava a pior, não tinha graça. Já a Emília estava “por cima da carne seca”, quando a descobri não queria mais saber de ser bruxa.

E como surgiu a idéia de adaptar o Sítio do Pica-Pau Amarelo para a TV?

Nós fazíamos teatro pela prefeitura de São Paulo, e a história com o Sítio acabou acontecendo um pouco por causa de uma brincadeira que fizemos e que foi vista por uma senhora de uma sociedade literária. Fizemos uma cena de Peter Pan no aniversário da filha de um amigo, e nos pediram para aumentar o texto e apresentá-lo no Theatro Municipal, que a prefeitura cedia para certas atividades culturais. Assim começou, primeiro o Júlio foi o roteirista, depois fui eu. Fizemos um texto para uma peça de 50 minutos, que estreou no Theatro Municipal com lotação esgotada. Foi um sucesso tamanho que pouco depois o Júlio até foi convidado para dirigir um grupo de teatro amador do Sesc. Enfim, o secretário do prefeito nos pediu que repetíssemos o espetáculo porque ele gostaria de levar os netos, não havia nada de teatro para crianças, de fato, até ali. Houve uma peça grande no Rio de Janeiro, da qual não recordo o nome, mas em São Paulo a nossa realmente foi a primeira. A prefeitura nos convidou para fazer peças para crianças todos os finais de semana em todos os teatros de São Paulo – e havia muitos teatros da prefeitura naquela época. Íamos de palco em palco fazendo Peter Pan, no começo, e depois outros espetáculos. Éramos um grupo de teatro. A experiência de fazer um circuito na cidade foi uma escola, aprendemos muito. Peter Pan tem personagens muito marcantes: o Capitão Gancho, Sininho, o Crocodilo, os pais no começo da história; a aventura é intensa, havia uma grande torcida nos teatros quando a apresentávamos. A platéia era formada apenas por crianças, a prefeitura mandava buscá-las nos parques e vinham acompanhadas por monitores, ninguém para as impedir de fazer algo ou para mandá-las ficar quietas. A criançada torcia furiosamente pelo Peter Pan, e, às vezes, pelo Capitão Gancho – aliás, quase sempre os vilões são mais interessantes. O teatro começou com livros, que saíam e voltavam para as estantes, teatro é um veículo para o livro. Claro, teatro é uma coisa importantíssima. O Júlio até fez uma tese sobre teatro para apresentar no 1° Congresso Brasileiro de Teatro, no qual, aliás, nem se falava em teatro para crianças, não estava no programa, ele que fez uma tese sobre isso e apresentou.

Bem, e do teatro você foi para a televisão?

Exatamente. Depois de muito tempo fazendo teatro, apareceu a televisão. No primeiro ano as pessoas que começaram na televisão eram do rádio, sabiam como usar a voz etc. Mas teatro, onde aparece o corpo inteiro, eles não faziam e por isso não tinham experiência. Era tudo muito novo, ninguém sabia nada. Fazíamos uma segunda peça, Os Irmãos Ursos, e a direção da TV Tupi nos procurou – na época o diretor era o Cassiano Gabus Mendes – e nos convidou para levar o espetáculo do palco para o estúdio. Havia toda a estrutura, era só trazer nossos atores. E assim fizemos. Imediatamente nos pediram para continuar, muitas pessoas ligaram para a emissora dizendo que era preciso fazer algo para as crianças, pois não existia nada, ou seja, foi um sucesso. Aliás, eu digo que a Tupi foi a primeira grande emissora de televisão para a qual trabalhamos, mas antes houve uma fase experimental, para a TV Paulista – o diretor artístico nos pediu uma apresentação de 15 minutos para estúdio, algo brasileiro. O Júlio Gouveia disse que precisava ser Monteiro Lobato e, como um bom grupo de teatro amador, apresentamos então na TV Paulista duas cenas escritas por ele. Isso passou, quando nos apresentamos na TV Tupi, que já era uma grande emissora, eles logo pediram a interpretação de um pequeno texto por semana. Chamamos o programa de Fábulas Animadas, porque eram sempre fábulas com dois ou três animais, de todas as origens. Depois de dois meses, o Cassiano Gabus Mendes quis um programa de autores brasileiros, claro que lembramos do Monteiro Lobato. Infelizmente ele havia falecido. Mas Maria Pureza da Natividade, viúva dele, nos cedeu os direitos para que pudéssemos fazer o programa. A primeira Emília foi a Lúcia Lambertini.


Como foi a chegada desse universo do Monteiro Lobato à televisão?

Um sucesso imediato. Primeiro porque foi o primeiro programa para crianças, substituído pelo Sítio do Pica-Pau Amarelo. Era uma vez por semana em horário nobre, as pessoas não viajavam e mudavam os horários para poder vê-lo. Logo nos pediram mais programas, entramos com o que chamam hoje de minissérie, não existia ainda esse nome. Eu já escrevia os capítulos e o Júlio era diretor, apresentador, produtor, ele sabia como fazer. Passou a ser um romance em capítulos, duas vezes por semana, ficamos com três programas por semana e logo pediram mais. Começamos com Era uma Vez aos domingos, uma história inteira de cerca de uma hora e meia, todas mágicas, como os contos de fadas. Foi engraçado: nosso forte e grande público começou a reclamar porque o programa era de manhã e pediram para exibir durante a tarde porque as crianças não estavam querendo ir à missa. O nome mudou para Teatro da Juventude, o público-alvo ampliou, não era proibido para adultos, comecei a trabalhar a literatura realmente baseada em tudo o que eu já havia lido. Durou 13 anos sem interrupção e sem contrato, todos aceitaram, o Júlio disse que sabia o que queria, era o que chamava de teatro cultural educacional formativo, foi assim, sem nenhuma pausa, o único contrato era o da emissora com o patrocinador. Muitos se interessavam em patrocinar, mas o Júlio não aceitava qualquer um. Como educador, ele dizia que não iria promover um produto com o qual não concordava – se fosse indústria de bebidas, cigarro ou algo que ele não considerasse bom para crianças, recusava o patrocínio. O Biotônico Fontoura foi um dos patrocinadores, os chocolates Lacta também. Os contratos valiam por dois anos, uma vez tivemos um patrocinador que era uma marca de bebida maltada, só que o Sítio do Pica-Pau Amarelo não tinha intervalos, então eu tive a idéia de que na hora do lanche, com os bolinhos da Tia Nastácia, a Dona Benta chamando as crianças etc., se colocasse a bebida na mesa. O sucesso foi tamanho que a empresa depois de quatro meses avisou que não poderia continuar porque não possuía estrutura para produzir a quantidade necessária.

Como educadora, o que você acha da grande quantidade de propagandas nos programas infantis de hoje?

É horrível, nunca faríamos isso no nosso programa. Todos precisam ter o mesmo tênis e a mesma camiseta, e os anúncios chamando para o consumo aumentam cada vez mais, é uma praga. Enfim, é o que sustenta a televisão, hoje rica. Evidentemente, não era assim antes. Como falei, não tínhamos nem contrato. O Júlio Gouveia recebia uma quantia e pagava o cachê para os atores.

Durante muitos anos você escreveu sobre teatro infantil. O que você acha desse tipo de teatro no Brasil hoje?

Há muita coisa boa e medíocre, são muitas opções, você abre o jornal e sempre há mais de 30 espetáculos em cartaz – não é possível que todos sejam bons. De modo geral, o teatro não é bem tratado, não consegue estrutura, é difícil fazer uma peça bem elaborada. Mas há coisas muito boas, apesar de todas as dificuldades. Escrevi muitas peças porque, na verdade, era teatro, mas mostrado na televisão. Foi assim que aprendi, íamos conseguindo prever os imprevistos também, justamente porque era ao vivo.

Como você aprendeu, já que era um estilo de programa inédito e num veículo igualmente novo?

Eu sabia escrever diálogos, por exemplo, porque eu li e vi muito teatro desde pequena. Sabia como montar uma cena, tinha uma certa tendência para isso. Comecei brincando com o Fábulas Animadas, e já ganhei prática. E claro que o texto do Monteiro Lobato ajudava.

Qual o segredo para segurar o espectador?

No seriado, interrompíamos em um ponto importante da história. Eu tive a idéia de ter um apresentador, ele tirava o livro da estante, abria e lia o título, porque eram sempre adaptações, mesmo quando não era o que eu gostaria que fosse. O apresentador começava a contar a história, depois passava para o espetáculo e, no fim, próximo do ponto alto, voltava a aparecer, lendo o livro, e terminava falando: “Isso é uma outra história que fica para uma outra vez”. Esse era o bordão do seriado. O teatro de domingo também começava e terminava no livro, mas o apresentador falava: “Assim terminou a história, entrou por uma porta e saiu por outra, quem quiser que conte outra”. Menos nos episódios muito grandes, que ocupavam dois domingos, como foi no quarto centenário de São Paulo, quando nosso espetáculo foi escolhido para prestar uma homenagem à cidade. Achavam que o herói iria ser um bandeirante, mas o Júlio decidiu que seria um médico, o Emílio Ribas. Lembro-me que para isso precisei fazer uma pesquisa de última hora – e não havia internet. Mas, enfim, descobrimos documentos, contatamos a viúva dele, e assim produzimos um roteiro com mais de duas horas. O Júlio Gouveia dirigiu e representou. Tivemos muitas aventuras, desventuras foram poucas. Claro, alguns acidentes de percurso, mas prevíamos os imprevistos. Usávamos três câmeras jurássicas e uma mesa de som primária. Era complicado, mas muito emocionante.

Qual era a filosofia na hora de transmitir esse material?

Informar. Hoje, existe uma mensagem implícita em tudo, mas nem sempre educativa. Quando era pequena gostava de fábulas, mas odiava a moral no fim de cada história. Perguntava-me se eles achavam que eu era burra, eu sabia que podia tirar minhas conclusões sozinha. A idéia do espetáculo era oferecer entretenimento com a ética implícita, a estética no próprio formato, emoção e humor. Havia uma técnica que aprendemos. Precisava ser uma história boa para interessar. Teatro tem de ser forma e conteúdo, os dois com qualidade, se o conteúdo for ruim irá deseducar o público, mas se a forma não for eficaz não transmitirá o conteúdo. Somos todos educadores, o resultado pode ser para o bem ou para o mal. O nosso trabalho tinha de ser educacional, cultural e formativo.

Fale um pouco sobre sua poesia.

Fazer poemas é outra coisa e eu gosto muito disso, brinco com as palavras. Meu pai era poeta, desde pequena aprendi com os poetas clássicos, que têm ritmo, rima e conteúdo. Poucos poetas usavam o humor, isso conheci mais no Brasil. Faço muitos versinhos, tenho um livro chamado Caldeirão de Poemas, até com algumas traduções de poemas russos, alemães e ingleses, que fazem parte da minha infância. Quando falo que preciso de poesia na peça teatral e em livros, não estou me referindo propriamente a versos, mas à poesia da vida que encontramos nas paisagens, entre as relações humanas e em tudo.

Ultimamente você tem feito mais poesia?

Sim, muita poesia nos últimos anos, também textos e histórias, umas delas é de terror – criança gosta de se sentir apavorada. É normal e necessário que a criança chore, ria, tenha medo. Eu era uma menina esquisita, não chorava e não mentia, ficava com o choro recolhido. Mesmo que a criança tenha uma infância muito boa, como a minha, em certos momentos se sente triste e injustiçada, há necessidade de chorar às vezes. Descobri um jeito para aliviar: ler histórias tristes. Tinha uma estante para elas, lia e chorava. Rir, chorar e ter medo de faz-de-conta faz bem, criança sabe o que é isso desde 1 ano de idade. É besteira não deixar a criança ver filmes antes de dormir. Afinal, as crianças não dormem com acalantos como “Bicho papão, sai de cima do telhado...”? Elas têm pesadelos, claro, mas não acontece nada.

O que você acha dessa sensualidade excessiva na televisão?

É bobagem. A criança perde com isso muitas coisas bonitas.

Estamos formando apenas pequenos consumidores?

Estão investindo nisso e muitas vezes os pais são coniventes. Mas não devemos estimular. Em grandes cidades, onde a maioria mora em apartamentos, está cada vez mais difícil evitar, pois as crianças não podem nem sair na rua porque é perigoso, ficam o tempo todo na frente da televisão e, pior ainda, jogando videogame. Elas se tornam viciadas e não querem mais nada. Sem dúvida, a atividade desenvolve uma certa agilidade, mas meus sobrinhos e bisnetos não gostam só de videogame, também gostam de ler, passear e nadar. É preciso dar opções.

Fonte: Revista E SESCSP

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